Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
Um estudo sobre o SINTUSP: da presença dos trabalhadores da Universidade de São Paulo na história da educação brasileira (1979-1988).
Cássio Diniz, Carlos Bauer

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

Ao iniciarmos os estudos preliminares e de base para a elaboração de projetos de pesquisas acadêmicas, nos deparamos logo de imediato com a quase inexistência de trabalhos que versam sobre um importante, porém, renegado personagem presente no ambiente escolar e parte importante no processo educacional nas instituições de ensino, seja elas no ensino básico ou no superior. Estamos nos referindo aos funcionários escolares, que por meio de seus diversos segmentos (técnicos, secretários, auxiliares, serviços gerais, etc.) contribuem cada qual com o seu papel na construção e a manutenção de espaços e condições de ensino-aprendizagem. No entanto, existe uma situação de invisibilidade e a ausência de uma reflexão crítica sobre o seu papel na área educacional, como também que os mesmos não se percebam como parte de uma categoria profissional em conjunto com os professores: a dos trabalhadores em educação. Diante disso, esse trabalho  se propõe a resgatar historicamente alguns dos aspectos políticos, econômicos, organizativos e ideológicos que estão presentes na urdidura dos movimentos produzidos pelos trabalhadores em educação. O sentido dos nossos estudos está associado à compreensão de que estamos mergulhados numa etapa histórica em que, pelo menos, desde as últimas décadas do século XX, o Estado precisa minimizar o seu papel, modificando sua forma de conceber e agir na educação; transformando o seu caráter de direito social e impondo agruras e exigindo a submissão e a precarização dos seus trabalhadores. Logo as tentativas de organização e as manifestações de resistência a esse processo nos parecem cruciais para que possa compreender de forma mais ampla e horizontal a problemática histórico-educacional e a maneira pela qual seus trabalhadores interagem em sua constituição. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos erguidos, em torno da centralidade do trabalho, usando como referencial teórico o materialismo histórico-dialético, e a partir disso compreender um pouco mais a história social desses personagens. Também se propõe contribuir para a elaboração de uma análise sobre os trabalhadores em educação de instituições de ensino superior no Brasil, mais especificamente os da Universidade de São Paulo; que se expressam coletivamente por meio das ações de sua entidade de classe, o Sindicato dos Trabalhadores da USP – SINTUSP. Sucintamente é importante dizer que o período histórico desse estudo foi marcado pelo processo de redemocratização do país entre os anos de 1979 e 1988, como também se propõe a analisar e contribuir para a construção de um arcabouço teórico, metodológico e a necessária fundamentação conceitual que nos permita colaborar com as pesquisas da área histórico-educacional preocupadas em desenvolver essas temáticas de estudo.

Fundamentos, História social da educação, Sindicalismo, Sintusp.

Texto completo: PDF