Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE EXECUÇÃO DO PNE (2014-2024)
Régis Henrique dos Reis Silva

Última alteração: 2016-07-06

Resumo

Com certeza um dos principais desafios do Plano Nacional de Educação (PNE), em vigência entre os anos de 2014 a 2024, seja atender as metas relacionadas ao financiamento, expansão e qualificação da educação ofertada no País. Nesse sentido, acreditamos que uma das metas mais desafiadoras seja a de nº 4, isto porque, se quer os dados para monitoramento da meta estão disponíveis nas plataformas online criadas para acompanharem os indicadores das 20 metas do PNE e suas respectivas estratégias. Diante disso, acreditamos que a concretização da meta dependerá de muitos esforços dos movimentos sociais de e para deficientes, dos gestores educacionais, professores, familiares e alunos com deficiência e/ou necessidades especiais. Assim sendo, sustentamos que os professores em serviço são atores fundamentais para concretização da referida meta, pois afinal de contas, eles são os principais responsáveis para que o trabalho educativo concretize-se nas escolas. Por tudo isso, objetivamos neste texto, problematizar brevemente a respeito das contradições, desafios e perspectivas da formação continuada de professores da escola básica e os princípios da educação inclusiva no contexto de execução do PNE. Para tanto, inicialmente recuperamos a dinâmica histórico-social recente das políticas de formação de professores da escola básica no Brasil, com destaque para a realidade do trabalho docente e da formação de professores, bem como as teses elaboradas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (GEPETO/UFSC). Em seguida, discutiremos sobre as políticas de formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, sinalizando sua(s) contradição(ões) e o(s) seu(s) desafio(s), especialmente a denúncia da lógica pragmática (concepção produtivista de educação) que tem orientado a formação de professores da sala de aula comum e das salas de recursos multifuncionais. Por fim, procuraremos apresentar algumas perspectivas crítico-superadoras da formação de professores da escola básica brasileira, inclusive daqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Palavras-chave

Formação de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva; Deficiência; PNE.

Texto completo: PDF