Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ – HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES
Marisa Noda, Maria Terezinha Bellanda Galuch

Última alteração: 2016-06-21

Resumo


O artigo resulta de pesquisa doutoral que objetivou compreender a participação dos professores na elaboração de diretrizes curriculares para a educação básica coordenadas por instâncias governamentais, partindo do entendimento de que desde meados da década de 1980, orientações de agências de desenvolvimento como a UNESCO apontavam para a necessidade de estímulo à participação de professores  nas políticas de elaboração de currículos, refletindo um direcionamento das propostas neoliberais, que buscavam consenso para sustentar suas ações para manutenção de uma sociedade que participa de forma prescrita, sem garantir mudanças de emancipação social. Para tanto, foi analisada a documentação produzida durante a elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná da disciplina de História partindo do materialismo histórico dialético. Os resultados apontaram para uma participação formal, em que as reflexões dos professores não se tornaram orientações ou conteúdo do referido documento.

 


Palavras-chave


Diretrizes Curriculares. Participação.

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