Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA DO CENTRO PAULA SOUZA (CEETEPS) E DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
Claudia Maria Bernava Aguillar

Última alteração: 2016-07-04

Resumo

A formação para a cidadania é um dos objetivos da Educação Profissional no Brasil. Os documentos oficiais que regem esta modalidade de ensino destacam uma formação para a cidadania liberal, ou seja, para atender o mercado de trabalho, revelando a necessidade de estudos que respondam se as escolas, por meio de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), transcedem a formalização destes documentos e formam para além desta cidadania burguesa. Este trabalho tem como objetivo discriminar e analisar diferentes concepções de Educação Profissional: a oficial do Estado e a que nasce dos próprios trabalhadores através dos movimentos sociais em parceria com instituições públicas de ensino. Analisa-se os PPPs de uma Escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e de uma Escola do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), buscando responder qual PPP, em uma sociedade capitalista, rompe com a formação para a cidadania liberal da classe trabalhadora. Por meio de análise de documentos e entrevistas, considera-se que, mesmo havendo semelhanças naquilo que está formalizado nos documentos oficiais do Estado, a pedagogia focada no trabalho, na gestão democrática e na auto-organização dos alunos da escola do MST, contribui numa ação "conta a cidadania burguesa" presente nas práticas formativas da escola capitalista.

Palavras-chave

Educação Profissional. Cidadania. Centro Paula Sousa. Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Texto completo: PDF