Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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ANÁLISE SOBRE A EVASÃO E REPETÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – CAMPINAVERDE/MG (1951-1974)
Antonio Bosco de Lima, Cleide Nunes Franco

Última alteração: 2016-06-13

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor a instituição escolar Nossa Senhora das Graças, por meio de resultados de processos avaliativos, caracterizando os índices de aprovação, evasão e repetência, em dois períodos: quando de sua forma particular/confessional (1951-1970) e em sua perspectiva pública/estadualizada (1971-1974), focando distinções, rupturas e continuidades na reconfiguração da escola em estudo, de privada/confessional para sua nova forma de organização estadualizada. Deste modo, o recorte do período foi escolhido devido à mudança de mantenedor/status da instituição escolar, de privada/confessional para pública/estatal. É a partir dos dados quantitativos, brutos, retirados dos livros atas de registros dos desempenhos finais dos alunos, que buscamos indícios explicitadores do movimento de crescimento da escola (quantidade) e, de um modelo de pedagogia adotado, inicialmente a pedagogia tradicional. A abordagem historiográfica presente no trabalho foi desenvolvida por meio de pesquisa empírica, observando dados brutos e quantitativos e posteriormente, induzida por uma abordagem critica e qualitativa, argumentada a partir de referenciais da história da educação e da politica educacional que desenvolveram seus estudos sobre a evasão e repetência, o ensino noturno e a democratização da educação no Brasil. Enquanto tese conclusiva iremos verificar que a escola, objeto da pesquisa, apresentou dados que se conformam com os estudos desenvolvidos por outros autores em diversas regiões do Brasil, ou seja, que o acesso à escola brasileira tem ocorrido de forma dual, seletiva e criteriosa, configurando uma política educacional que não prima pela permanência, pela qualidade e pela conclusão com sucesso de milhares de estudantes que por diversos fatores (trabalho, dificuldade na aprendizagem, distância entre moradia e escola, dentre outros) abandonam a escola precocemente, aumentando o contingente de analfabetos ou de sujeitos que não conseguiram concluir a Educação Básica.


Palavras-chave


Evasão; repetência; educação pública; educação privada.

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