Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A mercantilização do ensino superior e os impactos no processo de trabalho docente
Fábio Mansano Mello, Ana Elizabeth Santos Alves

Última alteração: 2016-06-20

Resumo


O presente artigo faz parte de uma pesquisa em andamento que versa sobre as transformações ocorridas no processo de trabalho docente e as formas concretas que o mesmo assume na contemporaneidade. O ponto de partida de nossa investigação está centrado na vigência da lei do valor como mecanismo regulador do trabalho social. O professor que atua no ensino superior particular está inserido numa teia peculiar de relações de trabalho que modela sua atividade e explicita sua condição de proletário; o duplo caráter dessa relação consiste no fato de, primeiro, vender sua mercadoria força de trabalho para o capitalista, que a compra com o fito da valorização e, em segundo lugar, da mercantilização da educação com a expansão dos serviços educacionais no nível superior privado, compreendido como qualquer outro negócio. Essa última afirmativa se constitui no objetivo de nosso artigo, que consiste em analisar o fenômeno da mercantilização do ensino superior brasileiro e o seu desdobramento na desqualificação do trabalho docente, à luz do processo de reestruturação produtiva a partir da década de 1990. O conceito de mercantilização que utilizamos no trabalho está ancorado na reflexão feita por Waldemar Sguissardi, que se apoia na perspectiva teórica marxista segundo a qual existe uma tendência da sociedade capitalista de transformar bens materiais ou simbólicos em mercadorias; após apresentarmos as peculiaridades da mercantilização no ensino superior, cujo ápice é a entrada do capital estrangeiro nos negócios educacionais, nos debruçamos no conceito de desqualificação. Tal discussão está pautada na leitura da seção IV d’O Capital, no qual Marx analisa a constituição do modo especificamente capitalista de produzir, bem como as metamorfoses sofridas pelo processo de trabalho ao se subsumir no capital. A divisão do trabalho aliada ao desenvolvimento das formas de gestão e inovação tecnológica acarreta, de um lado, uma minoria qualificada que ocupa as posições de comando, e de outro uma maioria de trabalhadores que executam uma atividade repetitiva devido à simplificação e universalização do trabalho. Os efeitos concretos da desqualificação do trabalho docente estão materializados nas suas condições de trabalho, tais como as formas de contrato e regime de trabalho, a titulação acadêmica como moeda de troca, a docência como atividade secundária, a divisão do trabalho e o controle gerencial por parte das IES, o produtivismo acadêmico, dentre outros.


Palavras-chave


processo de trabalho; desqualificação do trabalho

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