Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A COISIFICAÇÃO DO HOMEM NAS RELAÇÕES DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
Maria Isabel Moura Nascimento, Rosiane Machado da Silva, Eliza Ribas Gracino

Última alteração: 2016-07-11

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar as contradições existentes na relação do trabalho e coisifação do homem. A desvalorização da mão de obra e do seu trabalho, e a exploração pelo sistema capitalista. No desenvolvimento apresentamos  como o trabalho vem sendo apresentado na história, retomando de modo sucinto o escravagismo  no sentido de se compreender como ele tem sido visto ao longo dos séculos de modo especial no Brasil no final do século XIX. Apontamos ainda o sentido ontológico do trabalho na perspectiva marxista. Onde o mesmo sinaliza a importância do homem em sua totalidade e modo da exploração do trabalho pelo capitalismo e a influência deste sistema na educação. A estratégia utilizada nesse processo por meio do convencimento ideológico do trabalhador. Levando-o ao convencimento de que a vida que lhe é oferecida e a remuneração recebida é o melhor que pode obter. Nas considerações finais sinalizamos as contradições existentes entre o discurso instaurado sobre a educação e o trabalhador, e as reais necessidades de uma mudança do status quo vigente. As reformas nas políticas educacionais, a valorização expressa na remuneração do professor, e as suas condições de trabalho são consideradas como o inicio deste processo. Apontamos algumas reflexões sobre a necessidade de um  ensino voltado para as classes populares, como uma das ferramentas para a sua emancipação social e desideologização.


Palavras-chave


Trabalho; Educação; Ideologia; Emancipação

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