Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DO SÉCULO XVIII À PROMULGAÇÃO DA LDB
Maria Helena Cicci Romero, Márcia Cicci Romero

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O objeto de estudo desse artigo pautou-se sobre o percurso história da formação de professores a partir do século XVIII a promulgação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Este artigo tem o objetivo geral de fazer um percurso histórico da formação de professores, para tanto, voltamos no século XVIII em Portugal para compreender como se deu esse processo no Brasil, para dar subsídios ao entendimento de como foi promulgada a LDB em 1961, no país. Iniciamos no século XVIII com as ideias iluministas que influenciaram na educação em Portugal; com os jesuítas e sua expulsão, o mandato de Dom Tomás de Almeida, as reformas pombalinas e o reinado de Dona Maria I, passamos pela independência no Brasil, ensino primário e secundário, os métodos, intuitivo, mútuo e simultâneo, as escolas normais, grupos escolares, o regulamento de 1854, reforma de Leôncio de Carvalho, até chegarmos no século XX, com a criação da ABE (Associação Brasileira de Educação) no Brasil até a promulgação da LDB (Lei de diretrizes e bases da educação). A metodologia adotada fundamentou-se na pesquisa qualitativa e bibliográfica através da análise de livros e artigos do meio digital. Como resultados podemos compreender o percurso da história da formação de professores até a promulgação da LDB em 1961, tendo em vista os inúmeros professores leigos que existiam, como também o dualismo no ensino, ou seja, um ensino para a elite que ficava a base de um estudo intelectual e outro para o ensino popular que objetivava a formação da classe trabalhadora.

Formação. Professores. Leis orgânicas.

Texto completo: PDF