Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
INDIVIDUALIDADE PARA-SI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA.
Saulo Rodrigues Carvalho

Última alteração: 2016-06-15

Resumo

Neste artigo nos propomos a discutir, o desenvolvimento histórico-cultural da individualidade, como primeiro passo para a desmistificação do individualismo burguês, destacando a imprescindível função da educação escolar no desenvolvimento da individalidade para-si dos homens. Fundamentando-nos no Materialismo Histórico-Dialético, apresentamos uma reflexão sobre a centralidade do ensino no desenvolvimento do pensamento e atividade norteadora do trabalho educativo. Com isso almejamos contribuir para o debate sobre a formação de professores, apresentando uma perspectiva emancipatória da formação humana, balizados o nos pressupostos da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica.

Palavras-chave

Individualidade para-si; Trabalho Educativo; Educação Escolar; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural.

Texto completo: PDF