Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A DEFESA DO SABER OBJETIVO COMO CENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR
JULIA MALANCHEN, Paulino José Orso

Última alteração: 2016-07-04

Resumo


O artigo trata sobre os fundamentos da teoria pedagógica histórico-crítica e a defesa desta, a partir dos pressupostos marxistas que a orientam, de quais conteúdos devem constituir o centro da organização de um currículo escolar, para que estejam realmente voltados para os anseios e necessidades da classe trabalhadora. Desse modo neste trabalho discutimos a definição de currículo e a distinção entre objetividade e neutralidade. Com este trabalho, a partir de autores marxistas e estudiosos da Pedagogia Histórico-crítica, reforçamos a defesa de que a objetividade científica e a histórica são critérios fundamentais para a organização curricular numa perspectiva marxista. Para finalizar apontamos quais conteúdos devem integrar um currículo escolar, tendo como objetivo final, o desenvolvimento humano, a emancipação humana e a transformação social, que possibilitem ao ser humano objetivar-se de forma social e consciente, de maneira cada vez mais livre e universal.


Palavras-chave


pedagogia histórico-critica; currículo, saber objetivo

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