Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A IDENTIDADE DA COMPANHIA DE JESUS VISTA A PARTIR DE SEUS DOCUMENTOS FUNDANTES
Marcos Roberto de Faria

Última alteração: 2016-06-08

Resumo


Introdução/Objeto de estudo: Neste trabalho, resgato alguns dos fundamentos teológico-políticos que balizam o “modo de proceder” jesuítico. Para tanto, recorro a dois documentos que organizaram a fundação da Companhia de Jesus, especificamente os Exercícios Espirituais e a Bula da Criação. Assim, a fim de situar com mais profundidade a gênese da Companhia de Jesus e conhecer as bases de sua pedagogia, há que se discutir o texto dos Exercícios espirituais de Loyola. Inicialmente, consideramos que a prática dos Exercícios era a porta de entrada para a Companhia desde antes de seu reconhecimento oficial pela Igreja. Ao analisar o texto dos Exercícios, juntamente com o texto da Bula, a intenção é a de pensar nas bases teóricas que orientaram o agir dos padres que atuavam na missão jesuítica no período. Como será possível perceber no decorrer do trabalho, tais documentos formavam a espinha dorsal da Companhia de Jesus. Referencial teórico-metodológico: Tomo como referência, a consideração de que é fundamental conhecer os documentos fundantes da Companhia de Jesus a fim de situar as condicionantes históricas sobre as quais ela se estabeleceu e se afirmou como a Ordem religiosa mais importante da chamada Contrarreforma católica. Tal posição teórica me permite reafirmar a importância das fontes utilizadas neste trabalho e as negociações que estiveram presentes nas fundações da Ordem jesuítica. A meu ver, é fundamental conhecer o texto dos Exercícios e o da Bula da Criação em conjunto, porque ambos se complementam e se fazem melhor entender em vista do outro. Portanto, para ler melhor os Exercícios e conhecer seus frutos, considero que a análise da Bula é fundamental, porque nela está, por assim dizer, um resumo da missão jesuítica. Esta análise será feita, contudo, em sintonia com bibliografia especializada no assunto. Periodização: trata-se de um trabalho que discute documentos referentes ao período de fundação da Companhia de Jesus, em torno dos anos de 1540. Fontes utilizadas: como descrito, as fontes utilizadas são os Exercícios Espirituais de Loyola e a Bula da Criação da Companhia de Jesus. Resultados: Ao propiciar o contato com as fontes citadas e com comentadores das mesmas, foi possível provocar uma aproximação da ambiência e dos fundamentos teóricos que guiavam aqueles que foram os primeiros a sistematizar a educação em terras brasílicas. Assim, ao situar com mais profundidade a gênese da Companhia de Jesus, certamente foi possível conhecer as bases teóricas sobre as quais se fundamentam as práticas pedagógicas dos “companheiros de Jesus”.


Palavras-chave


Jesuítas; História das ideias pedagógicas; Exercícios Espirituais.

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