Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
AS CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO DA EJA: PROCESSOS E DESAFIOS
Mara Rubia Barbosa Drummond, Armindo Quillici Neto

Última alteração: 2016-06-27

Resumo

O presente estudo consiste em construir reflexões e conhecimentos acerca da atuação do Serviço Social no sistema escolar público. Essa proposta busca identificar a aproximação teórica e prática do profissional Assistente Social ao campo educacional, conhecendo e estudando os problemas socioeducativos e as contribuições do Serviço Social no sistema escolar. Visa, ainda, atender a elaboração de trabalho de conclusão de curso do programa EJA, como também realizando um mapeamento quanto a estes problemas de forma a garantir aos educandos a melhoria das condições de estudo. O interesse inicial que orientou a reflexão da atuação do assistente social na escola pública foi à proposição dos Projetos. Tratou-se também de uma possível inserção do Assistente Social no sistema educacional, tendo como referencial legal o histórico do Projeto de Lei n. º 3.688 de 2000 e, que garantem o Assistente Social no quadro de profissionais das escolas da rede pública, em meados de 2007, finalmente aprovada no Estado de Minas Gerais, a Lei nº. 16.683 de 10/01/2007 dispõe sobre a Introdução de Assistentes Sociais nas escolas da rede pública de ensino do Estado. Desta maneira, a inserção do Serviço Social na escola, deve contribuir para com ações que tornem a educação como uma prática de inclusão social, de formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais. Ambos, tanto a escola como o Serviço Social, trabalham diretamente com a educação, com a consciência, com a oportunidade de possibilitar as pessoas que se tornem conscientes e sujeitas de sua própria história. Nesse contexto cabe ao profissional Assistente Social, por meio de sua prática, ampliar e contribuir para a sua garantia. Para o desenvolvimento metodológico da investigação, foi referenciada a pesquisa de cunho qualitativo, dentro de um contexto critico acerca da proposição referida.A função social da profissão do Assistente Social pode ser auxiliada a partir da teoria gramsciana, pois esta reconhece a importância do sujeito nas inúmeras mudanças sociais. Assim, em meio às mudanças sociais que vêm ocorrendo, o Serviço Social também contribui com seu saber para impulsionar uma reflexão política aos segmentos populacionais, em que também possam reconhecer seus direitos e deveres, para exercerem sua cidadania. É este mesmo trabalho árduo que deverá ser feito entre escola/aluno e seus respectivos familiares e comunidade. Assistente Social no quadro de profissionais da educação contribuirá para que a escola execute sua função social, de proteção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, como assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inclusive o direito à Cultura, pois os problemas sociais como: evasão escolar, indisciplina, dificuldade econômica, desagregação familiar, envolvimento em drogas, gravidez precoce, desinteresse do aluno, dentre outras questões emergentes, exigem a intervenção de uma equipe interdisciplinar.Nesse contexto acima descrito ressalto a importância do Assistente Social no Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) que visa proporcionar uma visão crítica social dos problemas existentes como diferenças etárias e culturais existentes e aproveitar dessa situação para inserir uma interação no setor cultural nessa diversidade proporcionando inclusão social entre os educandos.

Educação - Serviço social - EJA

Texto completo: PDF