Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
MOVIMENTO ESTUDANTIL NO TRIÂNGULO MINEIRO A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Isaura Melo Franco, Sauloéber Tarsio de Souza

Última alteração: 2016-06-07

Resumo

O presente estudo se deve a resultados de pesquisa de mestrado que foi concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia-MG na linha de História e Historiografia da Educação. Temos como objetivo principal analisar a participação de estudantes secundaristas e universitários no movimento estudantil nos anos de 1950 e 1960 na região do estado de Minas Gerais, denominada Triângulo Mineiro, bem como identificar as principais ideias e representações relativas ao perfil de estudante, veiculadas nos jornais do município de Ituiutaba-MG  nessas duas décadas. Para o desvendamento de tal problemática procuramos nos nortear por referenciais que nos fornecessem uma base teórica especializada, assim recorremos a: Antônio Mendes Júnior (1981), Artur Poerner (1995), José Luis Sanfelice (1986), José Willington Germano (2005), Luís Antônio Groppo (2000), dentre outros de acentuada importância nesse trabalho. Trabalhamos com o recorte temporal das décadas de 1950 e 1960, tendo em vista que foram marcadas por um contexto de grande efervescência do movimento estudantil em nível nacional, caracterizado por grandes acontecimentos políticos e sociais. Nesse sentido, buscamos relacionar os acontecimentos locais e nacionais, pois entendemos que o particular é expressão do desenvolvimento geral. Realizamos análises de artigos presentes nos jornais: Folha de Ituiutaba, Correio do Pontal, Cidade de Ituiutaba e Município de Ituiutaba. Logo buscamos interpretar o jornal não como manancial de verdades, mas pensá-lo a partir de suas intencionalidades, parcialidades e subjetividades (CAPELATO, 1988). Recorremos também à revisão bibliográfica sobre a História da Educação nessa localidade. Constatamos que houve sérios reflexos do contexto político nacional na região do Triângulo Mineiro, resultando no esvaziamento das ações políticas dos estudantes. Já que a politização da sociedade, permeada por uma visão crítica sobre as reais condições sociais vivenciadas no Brasil nesse período, constituir-se-ia como entrave aos interesses dominantes. Assim, o autoritarismo imposto foi instituído como estratégia articulada para a defesa dos interesses de uma minoria altamente privilegiada, necessário à manutenção da ordem capitalista vigente. Além da forte influência da Igreja Católica, tanto no setor direitista como no progressista, a qual direcionou grande parte da cultura estudantil regional.

Movimento Estudantil; Triângulo Mineiro; Imprensa.

Texto completo: PDF