Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA

Última alteração: 2016-07-04

Resumo

Nosso objetivo nesse trabalho é explicitar obras que vem colaborando com a formulação da pedagogia histórico-crítica, desde a década de 1980 aos dias atuais. Nossas fontes foram livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado que evidenciam contribuições acadêmicas para a consolidação e desenvolvimento desta teoria pedagógica. O texto encontra-se dividido em três partes. Na primeira, destacamos a origem dos escritos sobre a pedagogia histórico-crítica e apontamos autores e obras que, entre as décadas de 1980 e 1990 colaboraram com o seu desenvolvimento. Na segunda parte, tratamos da pedagogia histórico-crítica dos anos 2000 aos dias atuais. Encerramos nossa análise com apontamentos sobre a necessidade de continuar a avançar em termos teórico-práticos, alcançando cada vez mais educadores, de modo a concretizar pedagogicamente uma educação verdadeiramente de qualidade para a classe trabalhadora. Em nosso entendimento, a teoria pedagógica mais avançada, que agrega os melhores elementos explicativos do real e as melhores proposições para se contrapor ao modo de produção capitalista e consequentemente, à escola burguesa, é a pedagogia histórico-crítica, que por meio de suas bases consistentes, coerentes e contra-hegemônicas, ode contribuir para a formação dos indivíduosde forma a instrumentalizar a classe trabalhadora com aquilo que de melhor a humanidade já produziu.

Pedagogia histórico-crítica; formação de professores; educação escolar.

Texto completo: PDF