Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
Precarização do Trabalho Docente: um estudo sobre as políticas (1964-2010) e seus impactos na transformação da atividade nas escolas de Mariana-MG.
Glauber Borges, Marcelo Donizete Da Silva

Última alteração: 2016-06-15

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a problemática da precarização do trabalho docente no contexto das escolas da microrregião dos Inconfidentes. Percebe-se que a docência no Ensino Básico nacional tem passado por um processo de transformação, que tem seu início pós-promulgação da LDB 4024/61 e se estende até os dias atuais. Como objetivo, a pesquisa busca analisar o movimento das transformações políticas e educacionais que ocorreram no Brasil do período ditatorial até a reforma do Estado e das políticas públicas nos anos de 1990 a 2010. Entende-se que, com a mudança no cenário político brasileiro para educação, essa influenciou e tem influenciado professores/as e futuros/as professores/as avaliando negativamente a condição real da profissão, fato que externaliza o problema da precarização. Com base na análise bibliográfica e documental no sentido de coletar informações acerca do objeto, essa pesquisa terá como referencial metodológico a dialética materialista. Entende-se que essa proposta metodológica é fundamental porque auxiliará na análise das fontes do período em questão e na produção acadêmica acerca do tema, para demonstrar o processo histórico e as medidas que possibilitaram a reformulação do trabalho docente. Para responder sobre essa transformação do ensino básico, busca-se analisar o panorama histórico da educação brasileira, no sentido de demonstrar que as mudanças nas políticas públicas impactam diretamente na realidade escolar de Mariana e Ouro Preto, no que tange a atuação dos e das professores e professoras no contexto escolar da região.

Texto completo: PDF