Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
(DES) VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E A PRECARIZAÇÃO: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MANTIDAS PELO MUNÍCIPIO DE PORTO VELHO/RO
Rafael Oliveira, Marco Gomes

Última alteração: 2016-05-20

Resumo

RESUMO: Este artigo abordará o processo de precarização do trabalho docente em escolas da rede municipal de educação no município de Porto Velho, buscando compreender o fenômeno da (des)valorização do professor. Objetiva-se verificar o processo de precarização a partir de uma análise das condições materiais de trabalho para o exercício e desenvolvimento profissional. Para isso, faz-se necessário um aprofundamento em torno da materialidade oferecido para atuação docente por meio de um questionário que aplicamos a 15 professores em duas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho e utilizamos alguns dados para construção do presente trabalho. Resultado de um trabalho de conclusão de curso com título “(Des)valorização do professor: a precarização do trabalho docente da educação básica na rede municipal de ensino em Porto Velho(RO) e realizada no final de 2013 e apresentada em março de 2014. Tivemos no estudo o auxílio de alguns autores como: Antunes (2001), Oliveira (2004), Saviani (2008), Gatti (2013), e outros. Para atingir os objetivos propostos, buscamos a realização de um estudo teórico que aponte os desdobramentos das transformações ocorridas na relação entre capital e trabalho a partir da década de 1970, que impactaram direta ou indiretamente na educação. Também se deve levar em consideração o advento das novas tecnologias, as restruturações produtivas, as reformas neoliberais, a mundialização do capital financeiro, taylorismo/fordismo, toyotismo, as implicações no mundo do trabalho, a precarização do trabalho na sociedade capitalista de produção que desenham o cenário das relações de produção e que afetam diretamente aqueles que vendem a sua força de trabalho, sendo cada vez mais explorados por este sistema, sendo de suma importância para a compreensão da precarização do trabalho docente. Por conseguinte, o trabalho docente faz parte desse processo de precarização do trabalho em geral, a saber, com suas especificidades, por isso mesmo, sofre com a precariedade que as escolas públicas funcionam sem oferecerem um mínimo de condições para uma prática educativa de qualidade que atendam aos interesses das camadas populares, mas do que isso essa precariedade pode afetar um ponto crucial de nossa pesquisa relacionadas a valorização ou não de seu trabalho. Com intuito de verificar no chão da escola se efetivamente tem-se ocorrido à desvalorização do trabalho de professor, apesar do seu papel essencial para a sociedade. Entendemos para que se efetive uma educação escolar de qualidade é necessário oferecer as condições adequadas de trabalho e formação sólida que atraem o professor a seguir a carreira da docência.

Palavras-chave

Palavras-chave: Valorização do professor neoliberalismo; reestruturação produtiva; trabalho docente; precarização.

Texto completo: PDF