Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS POR MEIO DO PNLD/EM
Iara Augusta Silva

Última alteração: 2016-05-25

Resumo

O artigo aborda o estudo sobre o processo de avaliação dos livros didáticos que são adquiridos e distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD/EM). Tomou-se como pressuposto teórico que as políticas voltadas para disponibilização de materiais didáticos para as escolas públicas são ações do Estado para atender demandas sociais concretas de uma determinada época histórica. Desta forma, é preciso compreender as políticas educacionais voltadas para o Ensino Médio no interior da organização da sociedade capitalista, no seu estágio de desenvolvimento monopolista. Para desenvolver a pesquisa realizou-se a análise de documentos e legislações referentes ao período de 2003 a 2011, como ainda, da produção acadêmica pertinente à temática. Os resultados obtidos na investigação revelam as dificuldades enfrentadas pelas comissões de avaliação pedagógica, instituídas pelo Ministério da Educação, em atribuir “qualidade” ao livro didático incluído no PNLD/EM, visto que esse instrumento de trabalho do professor não é analisado a partir do seu caráter histórico.

Palavras-chave

Políticas Públicas de Educação; Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio; Avaliação do livro didático.

Texto completo: PDF