Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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Produção e circulação de modelos educativos em Bertha Lutz no Museu Nacional do Rio de Janeiro entre 1922 e 1932
ANDRE LUIZ VENANCIO JUNIOR

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


O presente trabalho tem como pressuposto problematizar as concepções educativas de museu propostas por Bertha Lutz entre 1922 até 1932. Bertha Lutz entrou no Museu Nacional por concurso público do cargo de secretário no ano de 1919. A partir de então passou a estudar várias áreas. Destaco os estudos de economia doméstica, botânica e museus e educação. Entre 1922 até 1932 em viagens aos Estados Unidos representando o Museu Nacional do Rio de Janeiro, pode conhecer museus, criar redes de sociabilidade e escrever um relatório em 1932 sobre o “Papel educativo dos Museus Americanos”.  O nosso objetivo é analisar de que maneira, essa intelectual e seu trabalho educativo sobre os museus influenciaram o pensamento educativo das décadas de 1920 e 1930.

Palavras-chave


Intelectuais- Educação- Ciência

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