Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ESCOLA NOVA CULTURA: A HISTÓRIA DE UM POEMA PEDAGÓGICO BRASILEIRO
Regiani Zornetta

Última alteração: 2016-07-04

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar o que foi e como se construiu a experiência da Escola Nova Cultura, organização social criada na década de 1970, mais precisamente em 1972, no Bairro do Belenzinho, Zona Leste de São Paulo, com o intuito de promover a alfabetização de jovens e adultos, homens e mulheres que compunham uma parte do operariado paulistano nos anos de 1970-1980. Tal experiência pautava-se numa concepção pedagógica que buscava construir um espaço educativo no qual os alunos pudessem aprender muito mais do que regras de pensamento científico, um local onde, assim como as colônias educativas de Makarenko, os indivíduos pudessem aprender a se auto-gestionarem e a retomar o controle da produção do humano. O intuito era construir um trabalho educativo onde o aluno fosse protagonista do processo não só do saber, mas também o fazer. Tal movimento social caracterizou-se pela implementação de uma Escola regular cuja proposta se baseava na construção de uma experiência pedagógica centrada na formação política e cultural do numeroso operariado do bairro do Belém, onde se concentravam inúmeras indústrias tradicionais da cidade. A Escola Nova Cultura nada mais era do que uma escola mantida por educadores, estudantes universitários, com vínculos em diversas organizações clandestinas da esquerda brasileira e que optaram por resistir à ditadura militar pela difusão didático-cultural de valores que uma década e meia depois se transformariam nos esteios da redemocratização do Brasil. Esta Escola organizadas por militantes buscava desenvolver uma ação pedagógica alicerçada nas diretrizes básicas de um projeto educativo e cultural no qual se objetivava construir uma nova forma de organização da vida dos homens, centrado na busca da formação integral do ser social. Tal projeto de organização possuía inegavelmente, profundos vínculos ideológicos com a concepção marxiana de formação humana, mas encontrava ainda orientação ideológica nas teorias de alguns marxistas fundamentais para a formação de uma pedagogia emancipadora, a saber: Lev Semionovich Vigotsky e Anton Semiónovitch Makarenko. Por meio de uma ampla pesquisa de campo, entrevistas e da análise de materiais e documentos fornecidos por ex-alunos e ex-professores do projeto Escola Nova Cultura, este projeto busca reconstruir, então, a história deste movimento social.

Palavras-chave

Educação; Alfabetização de Jovens e Adultos; Movimento Operário; Ditadura brasileira.

Texto completo: PDF