Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESPÍRITO SANTO (1980-2005)
Renata Lorencini Rizzi

Última alteração: 2016-05-25

Resumo

O presente trabalho surge como relato da primeira fase de desenvolvimento do projeto Memória Institucional do Ifes, Campus Cachoeiro de Itapemirim, que teve por objetivo Conhecer a história da interiorização da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Espírito Santo no contexto de implantação da Escola Técnica em Cachoeiro de Itapemirim (1980-2005), sendo os objetivos específicos: a) Levantar as políticas públicas para Educação Profissional no Brasil de 1980 a 2005; b) Relatar o cenário político-econômico Nacional (Brasil), Regional (Espírito Santo) e Local (Cachoeiro de Itapemirim) de 1980 a 2005 e c) Relacionar as políticas públicas e cenário político econômico-nacional ao processo de implantação de uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Cachoeiro de Itapemirim. Para tanto propôs sob a perspectiva interdisciplinar no campo da História da Educação, a realização uma pesquisa de natureza qualitativa, com procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. Como resultado desta primeira fase foi possível conhecer que a cidade de Cachoeiro de Itapemirim figurou como importante polo político e econômico no Estado do Espírito Santo até quando o movimento da industrialização levou amplos investimentos a Grande Vitória desviando assim os investimentos da região, isto ocorreu no mesmo período em que foi fundada a Escola de Aprendizes e Artífes em Vitória (atual Ifes), isto é no inicio do século XX, mas posteriormente na década de 1980 com as mudanças políticas e econômicas vivenciadas pelo país em face do fim da ditadura militar, surgem as iniciativas de se implantar escolas técnicas no interior do Estado do Espírito Santo, inclusive em Cachoeiro de Itapemirim. Entretanto, o cenário econômico e político nacional, com as mudanças de Governo e as consequentes alterações nas políticas educacionais retardaram a implantação da Unidade que permanece sem recursos até 1994 quando ocorre a liberação orçamentária para construção da escola. A Unidade foi construída, mas o Decreto n. 2.208 impedia seu funcionamento com o custeio do Governo Federal, então no ano de 2003 por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e o Governo Federal, a Uned começou a ofertar cursos de curta duração. Depois a Lei n. 11.249, possibilitou que o Governo Federal realizasse investimentos com educação, permitindo a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, desenvolver o Plano de Expansão e Fortalecimento do Sistema, este tornou possível que a Uned de Cachoeiro de Itapemirim recebesse investimentos do Ministério da Educação. De tal modo a escola foi oficialmente inaugurada em 2005. Tem-se assim um período de cerca de trinta anos entre os primeiros documentos levantados por essa pesquisa, que relatam a possibilidade de implantação de uma Escola Técnica em Cachoeiro de Itapemirim e sua efetiva inauguração em 2005, período em que ocorreram inúmeras mudanças nas políticas educacionais e sobre o qual discorro neste artigo, com o qual busco colaborar para a elaboração de uma História da Educação Profissional no Espírito Santo.

História da Educação Profissional

Texto completo: PDF