Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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Viajar para aprender. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e sua viagem à cidade de Nova York (1883-1887)
Vinicius de Moraes Monção

Última alteração: 2016-07-06

Resumo


Este texto tem como objetivo situar a viagem realizada pela professora Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1839-1929) à cidade de Nova York entre os anos de 1883 e 1887 e aspectos que se relacionaram com sua profissionalização docente na metodologia froebeliana do Jardim de Infância. Como aporte teórico-metodológico me apoio da produção dedicada a discussão de gênero, biografias, história da educação e história das mulheres e das relações de gênero. As fontes utilizadas referem-se a artigos publicado em periódicos da época que foram escritos pela professora ou escritos de outros personagens sobre ela. Como resultados, considero que analisar de maneira interdisciplinar a trajetória profissional de uma personagem possibilita alargamento de discussões e compreensões sobre a construção da história, este enquanto processo e arena de disputas. No caso da personagem Maria Guilhermina, especificamente a partir do olhar da história da educação que bebe da fonte da história das mulheres e das relações de gênero, é favorecer outras problematizações no que se refere ao processo de feminização do magistério e também a profissionalização feminina entre os séculos XIX e XX.

Palavras-chave


Maria Guilhermina Loureiro de Andrade; viagem; história das mulheres e das relações de gênero; história da educação; profissionalização docente

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