Última alteração: 2016-06-15
Resumo
Na história da educação brasileira a Inspeção figurou, durante mais de um século, como uma das principais iniciativas tidas como capazes de melhorar o ensino ofertado no país. No entanto, poucas são as pesquisas que abordam a temática, o que justifica a realização desta. Com base nessa perspectiva, objetiva-se neste artigo apresentar uma representação da Inspeção da Instrução Pública na província do Rio Grande do Norte durante o período Imperial. É relevante destacar a influência do poder disciplinar no contexto da implantação da Inspeção Escolar. A partir da análise do discurso presente na Legislação Educacional da província do Rio Grande do Norte, nas Mensagens dos Presidentes da Província e na fala dos Diretores da Instrução Pública, a fim de evidenciar as estratégias e práticas de controle do Estado no âmbito educacional do passado, para entender a construção social da escola em suas várias nuances. Contudo, conclui-se que a Inspeção foi uma das principais preocupações do governo provincial potiguar e representou o controle do Estado no exercício do poder disciplinar. Embora a Inspeção tenha sido realmente falha no seu propósito, contribuiu para a inculcação da fiscalização no imaginário social da época e perdurou no período seguinte, quando contribuiu decisivamente para a consolidação da cultura escolar.