Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A INSPEÇÃO DO ENSINO DURANTE O PERÍODO IMPERIAL: A ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO NA PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE (1835 – 1889)
Anna Gabriella de Souza Cordeiro

Última alteração: 2016-06-15

Resumo

Na história da educação brasileira a Inspeção figurou, durante mais de um século, como uma das principais iniciativas tidas como capazes de melhorar o ensino ofertado no país. No entanto, poucas são as pesquisas que abordam a temática, o que justifica a realização desta. Com base nessa perspectiva, objetiva-se neste artigo apresentar uma representação da Inspeção da Instrução Pública na província do Rio Grande do Norte durante o período Imperial. É relevante destacar a influência do poder disciplinar no contexto da implantação da Inspeção Escolar. A partir da análise do discurso presente na Legislação Educacional da província do Rio Grande do Norte, nas Mensagens dos Presidentes da Província e na fala dos Diretores da Instrução Pública, a fim de evidenciar as estratégias e práticas de controle do Estado no âmbito educacional do passado, para entender a construção social da escola em suas várias nuances. Contudo, conclui-se que a Inspeção foi uma das principais preocupações do governo provincial potiguar e representou o controle do Estado no exercício do poder disciplinar. Embora a Inspeção tenha sido realmente falha no seu propósito, contribuiu para a inculcação da fiscalização no imaginário social da época e perdurou no período seguinte, quando contribuiu decisivamente para a consolidação da cultura escolar.

Inspeção; Representação; História da Educação

Texto completo: PDF