Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
DAS CARTAS À INTERNET: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E LEGAIS DO ENSINO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Bruna Carvalho

Última alteração: 2016-05-25

Resumo

Apesar de seu caráter contemporâneo o Ensino a Distância (EaD) não consiste em um fenômeno recente no cenário educacional. O levantamento histórico sobre o EaD confirma que em 1728 já havia cursos por correspondência, oferecidos particularmente por alguns professores. O advento dos meios de transporte e comunicação como o trem e o correio permitiu que os cursos por correspondência fossem expandidos de forma institucionalizada. Com o avanço tecnológico e científico, a partir da década de 1950, o rádio, a televisão, e telefone passaram a ser utilizados na oferta de cursos, técnicos e profissionalizantes, a distância. Contudo, a expansão do EaD no Ensino Superior ocorreu após os anos de 1990 e se intensificou com o apogeu da Internet objetivando a democratização do acesso à universidade, especialmente, nos cursos de formação de professores. Objetivamos: apresentar a história do EaD no mundo e no Brasil; analisar os fundamentos históricos e legais para implantação do EaD no contexto educacional brasileiro; apontar os interesses políticos, econômicos e sociais na implantação do EaD na educação escolar brasileira. Baseando-se no materialismo histórico-dialético, procuramos explicações para o fenômeno sob análise, em sua essência, concreticidade e totalidade. Esperamos ter sistematizado elementos teóricos que contribuam para a decodificação da essência e da concreticidade do Ensino a Distância na educação escolar brasileira.

Ensino a Distância; História da Educação; Políticas Educacionais.

Texto completo: PDF