Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA SOCIAL DOCENTE NO MARXISMO
Jeovandir Campos do Prado, Antonio Bosco de Lima

Última alteração: 2016-07-04

Resumo


Resumo

O trabalho exposto tem como pano de fundo debate sobre a prática social como atividade revolucionária e transformadora e a Pedagogia Histórico-Crítica formulada por Dermeval Saviani, cuja base se erige sobre a Filosofia da Práxis que, no léxico gramsciano, é senão o próprio marxismo. Nesse sentido, objetivamos aprofundar a discussão que relaciona a Pedagogia Histórico-Crítica, como teoria pedagógica de inspiração marxista, com a práxis (prática social) considerada como guia da ação revolucionária e transformadora no âmbito do marxismo e, a partir dessa relação, tecer algumas considerações sobre a ação docente necessária ao sucesso e incremento da pedagogia inaugurada por Saviani. Para tanto, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, ancoramos, principalmente, em autores como Saviani (2012, 2008, 2004), Kosik (1969), Marx e Engels (2009) e Vázquez (1977) para chegarmos às reflexões apresentadas. Os resultados apontam que para a construção de uma pedagogia marxista, nos moldes da pedagogia proposta por Saviani, o professor carece de uma consciência apurada (consciência filosófica) sobre os laços que envolve, reciprocamente, a teoria e a prática, caso contrário, sua prática não se consubstanciará como práxis, muito menos, se colocará como revolucionária a ponto de transformar ao menos os processos pedagógicos algo.


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; prática social; práxis.

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