Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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TEATRO E EDUCAÇÃO JESUÍTICA NA GRANDE ALDEIA DE SÃO LOURENÇO
Paulo Romualdo Hernandes

Última alteração: 2016-06-30

Resumo


Este estudo analisa trechos de uma peça de teatro de José de Anchieta, “Auto de São Lourenço”, que teve lugar o aldeamento de São Lourenço, Niterói, Rio de Janeiro, nos anos finais do século XVI. O objetivo do estudo é destacar o uso que o jesuíta canarino faz da encenação teatral para ensinar aos espectadores a fé e a moral cristã. Como caminho para a pesquisa analisou-se personagens e falas deste Auto, sobretudo do segundo ato, para entender quais os pressupostos pedagógicos e quais estratégias Anchieta lançou mão para seu projeto de ensino. Conclui-se que Anchieta foi realista com a vida nas selvas e utilizou recursos em cena que misturavam aspectos da cultura indígena e da cultura cristã, como a captura a moda indígena dos inimigos de São Lourenço; utilizou personagens híbridos: mistura de santos e guerreiros; de anjo e caraíba; de anhangá e diabo, para conversão, conquista, colonização, dos habitantes do aldeamento pela palavra e pela representação. Compõe, portanto, uma pedagogia própria para as matas da América Portuguesa do século XVI: a pedagogia brasílica.

Palavras-chave


Teatro jesuítico educativo; América Portuguesa; José de Anchieta; Auto de São Lourenço; Pedagogia brasílica

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