Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA: REFLEXÕES A PARTIR DO MATERIALISMO CULTURAL
Andre Luiz Sena Mariano

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


Neste texto, fruto de pesquisa mais ampla desenvolvida em estágio pós-doutoral, debruçamo-nos sobre as possíveis aproximações entre as obras do crítico literário galês e propositor do materialismo cultural, Raymond Williams (1921-1988) e as pesquisas em educação. O foco de análise esteve situado nas transformações pelas quais passou o currículo do curso de Pedagogia do campus de Araraquara. As discussões alusivas ao materialismo cultural proposto por Williams serviram como pressuposto para as análises aqui empreendidas, mormente quando se considera o movimento da história ao qual a cultura está submetida. Como fontes analisadas, debruçamo-nos sobre as matrizes curriculares do curso de Pedagogia do campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), entre os anos de 1959 e 2006, totalizando cinco versões de matrizes. O texto encerra apontando para reflexões, oriundas da análise das matrizes, que permitem apontar o movimento histórico de crise de identidade do curso de Pedagogia, não só o que foi analisado, mas, outrossim, em âmbito nacional. Aproximando elementos conceituais do materialismo cultural com as fontes, é possível, ainda, afirmar que, considerando o movimento da tradição seletiva, que estabelece uma continuidade predisposta, um currículo não é mera justaposição de disciplinas, mas expressão das forças que se encontram no campo científico e que a ausência de um conhecimento especificamente pedagógico, como já apontando, pode ser um fator explicativo para as inúmeras crises que marcam a história do curso de pedagogia no Brasil, sobretudo sua depreciação social e científica frente a outras licenciaturas.


Palavras-chave


história do currículo; pedagogia; materialismo cultural; Raymond Williams;

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