Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR: DA OFERTA AO FECHAMENTO E TENTATIVAS DE FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO
Ivania Piva Mazur, Clésio Acilino Antonio

Última alteração: 2016-05-20

Resumo

O presente artigo se constitui enquanto um recorte da pesquisa concluída em 2016, que investigou o processo de fechamento das escolas do campo do município de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná. A pesquisa fundamenta-se pela abordagem qualitativa de análise dialética das questões investigadas, das informações ou dados correspondentes a partir da tipologia metodológica de estudo de caso, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Seu objetivo geral foi analisar o processo de fechamento e tentativas de fechamento das escolas com a oferta dos anos finais do Ensino Fundamental no campo em Itapejara D’Oeste. Diante da redução populacional do campo, principalmente, em decorrência da adoção de um modelo de agricultura excludente, expropriatório e exploratório, intensifica-se o processo de fechamento e tentativas de fechamento das escolas no campo sob o predomínio das justificativas e critérios econômico-quantitativos na gestão da política educacional para essas escolas, desconsiderando aspectos sociais e culturais que se fazem presentes na questão da oferta da educação no campo. Entre os resultados da pesquisa, evidencia-se que a Educação Básica não foi e não está universalizada no campo em Itapejara D’Oeste. As etapas da Educação Básica que foram implantadas no campo foram ofertadas de forma precária e insuficiente, condição associada ao descaso dos poderes públicos com a educação da população do campo, evidenciado pelas necessárias ações de apoio financeiro dos moradores das comunidades para a manutenção e viabilização do funcionamento das instituições escolares.

Escola no campo; Educação Básica no campo; Fechamento de escolas no campo.

Texto completo: PDF