Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO ‘REFLEXIVO’ DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO DA EJA.
LIBÉRIO MAYK LUCIANO DOS SANTOS

Última alteração: 2016-07-08

Resumo

O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar “A Avaliação Como Instrumento Diagnostico ‘Reflexivo’ do Processo Ensino-Aprendizagem do Aluno do Ensino Médio da EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio ‘Arlindo Ferreira Lopes’ do Município de Serra/ES.” Procura-se aqui apresentar uma investigação de que forma o docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio ‘Arlindo Ferreira Lopes’ do Município de Serra/ES, compreende a avaliação como instrumento diagnostico ‘reflexivo’ no processo de ensino-aprendizagem do aluno da EJA no Ensino Médio. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi de cunho descritivo correlacional e não experimental, cujo enfoque da investigação é qualitativo com ajuda de técnicas quantitativas. Para coleta de dados foram realizadas aplicações de questionários com perguntas abertas, fechadas e semiabertas. Os resultados permitem constatar que a proposta pedagógica da escola campo com relação ao trabalho direcionado a avaliação tem sido um instrumento diagnóstico ‘reflexivo’ no processo de ensino-aprendizagem do aluno, impulsionado aos professores uma metodologia diferenciada e eficaz, fato esse que os professores se esforçam para que avaliação contribua com o ensino do aluno. Bem como foi constatado que o aspecto da revisão de conteúdo contribui muito para o sucesso e melhoria do aprendizado. Assim como a implementação de novas metodologias contribuem para uma educação de excelência.

Avaliação; EJA; Processo Ensino-Aprendizagem.

Texto completo: PDF