Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO POPULAR SUSTENTADAS PELO MEB E PELO CPC
Jeferson Anibal Gonzalez

Última alteração: 2016-07-04

Resumo


O presente trabalho é parte da dissertação intitulada Cultura, Educação Popular e Transformação Social nas Formulações Do MEB e do CPC (1961-1964), apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação, na área de concentração Filosofia e História da Educação. Enquanto recorte dessa dissertação, analisa-se aqui as concepções de educação popular sustentadas pelo Movimento de Educação de Base (MEB) e o Centro Popular de Cultura (CPC) na primeira metada da década de 1960. Por meio de pesquisa teórico-bibliográfica e documental, apresenta-se brevemente a origem, a organização e os princípios gerais dos dois movimentos e, em seguida,  uma análise dos documentos produzidos pelos seus membros, identificando o princípio comum da educação como conscientização. Pretende-se, assim, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre as ideias pedagógicas e educacionais do período histórico em questão.


Palavras-chave


educação popular; Centro Popular de Cultura; Movimento de Educação de Base.

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