Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO E O ERRO CONTRIBUINDO COM A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
Viviane Calazans Lopes

Última alteração: 2016-07-08

Resumo

Por diferentes razões existe uma significativa relação entre jogos e erros na construção da aprendizagem. O lúdico e o erro são instrumentos pedagógicos que utilizados na aprendizagem do aluno promove a interação, integração e socialização, eliminando, assim, situações constrangedoras e de exclusão. Há demonstrações significativas de interesse por projetos e trabalhos acadêmicos, envolvendo as contribuições do erro para a aprendizagem e associando-as ao lúdico esse espaço se amplia e é possível obter resultados mais positivos. Esta revisão teórica teve como fontes estudos de Santos (2008), Carvalho (2001),  Torre (2007), Facci (2006), Borba (2008) entre outros pesquisadores que tratam do tema jogo, erro e aprendizagem. O objetivo geral buscou verificar a relação jogos, aprendizagem e erro no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Os procedimentos metodológicos aplicados à pesquisa possuem componente qualitativo e bibliográfico. Concluiu-se que é um erro pedagógico associar o erro à ideia de fracasso, uma dificuldade de aprendizagem, assim como conceber o lúdico como simples entretenimento no espaço escolar.

Jogo; Erro; Aprendizagem.

Texto completo: PDF