Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E FILOSÓFICAS NA PRODUÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XX
Carla Lisboa Andrade, Armindo Quillici Neto, Mariana do Prado, Mara Rubia Barbosa Drummond

Última alteração: 2016-06-28

Resumo


A pesquisa procurou identificar a concepção de filosofia da educação presente nos livros produzidos durante o século XX e que apresentam as correntes de pensamento que mais influenciaram na construção da educação no Brasil. Foi necessário pensar e identificar quais correntes de pensamento foram determinantes no processo de educação no Brasil durante o século XX, os principais autores, os temas mais trabalhados, os princípios metodológicos que indicaram a formação do educador daquele período histórico. A pesquisa teve continuidade com o levanta mento de outras bibliografias que foram identificadas em sebos e bibliotecas, por meio de estudo dos materiais de filosofia da educação que foram publicados durante o século XX, que também revelam uma aproximação com o campo de estudo em história da educação, será possível buscar o significado da concepção de educação, que foi hegemônica, e quais foram as matrizes filosóficas que mais influenciaram a formação de professores no Brasil, bem como a influência das metodologias e procedimentos de ensino que foram sendo implementados no Brasil no século passado. Para a análise dos livros de filosofia da educação, recorreu-se a um roteiro de questões em que o grupo de trabalho pôde apoiar-se. As questões utilizadas foram: 1- Quem são os autores? 2- Quais foram as motivações para escrever a obra? 3- Qual é a data de publicação da obra? 4- Qual o público-alvo e local de circulação da obra? 5- Qual é a editora? 6-Qual é a concepção (filosófica) de educação? 7-Como aparece a docência? 8- Qual a extensão de páginas dedicadas à educação do Brasil e à Filosofia da Educação? 9-Quais as fontes utilizadas pelo autor? 10- Quais são as orientações didáticas? 11-Quais as questões propostas pelo autor para discussão? 12- O Autor se identifica com alguma concepção filosófica? Os estudos dos livros, artigos, textos e demais produção de filosofia da educação situam-se no campo filosófico e no campo da historiografia, o que dão sustento para a compreensão das questões históricas, filosóficas e até mesmo da praxis pedagógica. Será possível, com este trabalho, realizar uma reflexão sobre a educação brasileira, suas influências e seus determinismos durante o século XX. Neste trabalho, buscou-se colocar em prática a análise de algumas obras e autores do campo de estudo em filosofia da educação, apontados como os principais referenciais do pensamento filosófico e educacional do século passado. O texto é resultado de um levantamento construído de forma aleatória, mas, com base nos materiais mais utilizados nos Cursos de Pedagogia.

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Filosofia – Educação – Século XX

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