Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO E PRIVADO NO ESTADO DA PARAÍBA (1948-1961): ACERCA DA INSTAURAÇÃO DOS GINÁSIOS E COLÉGIOS
Vívia de Melo Silva, Bruna Bianca Albuquerque Souza

Última alteração: 2016-06-24

Resumo

Este trabalho sistematiza alguns resultados oriundos de um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq ligado à Universidade Federal da Paraíba - UFPB, no qual focalizamos a implantação do ensino secundário na Paraíba, no recorte temporal que se inicia em 1948 até 1961. Neste artigo, particularmente, temos como objetivo discutir a implantação do Ensino Secundário público e privado, no mesmo período trabalhado no projeto, tendo como justificativa a seguinte: 1948, ano do anúncio de implantação do primeiro colégio secundário público do período republicano no interior da Paraíba, e o ano de 1961, ano em que é promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB lei nº. 4.024, de 20 de dezembro do referido ano 1961), a partir da qual foram sugeridas mudanças ao ensino secundário no país. A pesquisa é de natureza documental e bibliográfica baseada nos estudos de: Elias (2001; 2006; 2008), Chartier (1990), Le Goff (1996), Saviani (2007), Magalhões (2004) e nas matérias do Jornal A União, disponibilizado no acervo do Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte/Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, arquivo ligado ao estado da Paraíba. Como resultados, grosso modo, observamos que o número de instituições de ensino secundário implantadas na Paraíba, no período em tela, foi relativamente considerável, tendo uma maior ação dos poderes públicos, portanto, uma maior instauração de instituições escolares de iniciativa pública. Assim, conforme as discussões desenvolvidas durante a pesquisa, ficou sugerido com a predominância da instauração dos estabelecimentos de ensino secundário público, uma nova configuração do ensino secundário na Paraíba, qual seja, a da ampliação do acesso e a interiorização deste nível de ensino a população em geral.

Ensino Secundário; Instituições Escolares; Estado da Paraíba.

Texto completo: PDF