Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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CONTEXTO E POLÍTICA DE EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL
Cleide Francisca de Souza Tano, Robson Luiz de França

Última alteração: 2016-05-20

Resumo


Historicamente as políticas educacionais são determinadas por fatos concretos que ocorrem na sociedade. Marx (2013) afirma que a realidade das estruturas produtivas impacta diretamente nas superestruturas. Este artigo descreve estudo sobre o contexto e a política de expansão da rede de educação profissional e tecnológica no Brasil. Alinha-se ao Eixo temático: Política Educacional. Destaca-se que este artigo é parte integrante de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), linha de pesquisa: Trabalho, Sociedade e Educação. Parte-se da premissa que, na abertura de mercado, há a presença da ideologia de que com a economia aberta e competitiva atrairia investimentos e a economia cresceria de maneira sustentável, expandindo o número de emprego e de renda. Considera-se ideologia, pois as transformações que ocorreram no mundo do trabalho, em especial provenientes  da abertura de mercado, da transnacionalização, da divisão internacional do trabalho, dos avanços tecnológicos não conseguiram criar números de empregos na mesma proporção em que ocorreram tais avanços. Esta questão é discutida por Hobsbawm (2015). Este autor discute as crises do século XX e aponta que um dos maiores efeitos da globalização foi o desemprego. Considera-se emblemático a discussão destas mudanças ao longo da história brasileira, em especial as transformações no papel do Estado e mudanças nos processos produtivos que impactam diretamente nas políticas educacionais. Coelho (2012, p. 104) destaca que o Estado “de produtor de insumos industriais e fornecedor de infraestrutura para o setor privado da economia, passou a exercer o papel de agente regulador dos mercados recém-criados”. Reflexões sobre esta afirmação e sobre as políticas adotadas pelo Estado no campo da educação profissionalizante permitem considerar que o Estado passa a exercer um papel menor no mercado, porém não deixa de existir. Marx (2012, p. 156-157) afirma que “o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral”. Desta afirmação podemos inferir que as recentes políticas adotadas pelo Estado brasileiro no campo da educação profissionalizante e tecnológica são determinadas pelo setor produtivo.


Palavras-chave


Política Educacional; Educação Profissionalizante e Tecnológica; Educação e Trabalho.

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