Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ENTRE O LOCAL E O NACIONAL: UM OLHAR A PARTIR DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

Este texto objetiva apresentar resultados parciais de duas pesquisas de pós-doutorado em andamento que tem como tema, de forma ampla, a história das instituições escolares na mesorregião chamada de Norte Pioneiro do Estado do Paraná. De modo específico, as pesquisas angariam fontes para o estudo dos grupos escolares (1911-1971) e das escolas normais e escolas de formação de professores (1938-1971) na região. Estruturado em duas partes, o texto traz inicialmente um debate acerca da história das instituições escolares entre o local e o nacional. Em seguida, são explorados os resultados parciais da primeira etapa das pesquisas no que se refere, sobretudo, ao levantamento de fontes documentais. Até o momento foram realizados o levantamento e a digitalização da legislação disponível no Arquivo Público do Estado do Paraná, no período delimitado pelas pesquisas e relacionados aos seus temas. Consideramos que as investigações sobre as instituições escolares e sobre a educação local ou regional podem ser realizadas em uma perspectiva histórica, que analise as relações materiais dos homens dialeticamente. Desse modo, partimos do pressuposto de que o local e o nacional não são opostos e excludentes e, os estudos locais e regionais são importantes para compreender a educação de modo concreto e de forma mais ampla.

Palavras-chave

História da Educação; Instituições Escolares; Paraná; Norte Pioneiro; Século XX.

Texto completo: PDF