Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
DROGAS E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Danyela Silva Sousa, Luci Mara Bertoni

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O consumo de drogas vem aumentando nas últimas décadas e afetando inúmeros países, que, em sua maioria, não encontraram até o momento formas totalmente eficazes para combater tanto o consumo quanto a produção e a distribuição dos vários tipos de drogas. Problemática presente, também, nas escolas e que implica conhecimento e formação dos professores para o diálogo com os estudantes. Esta pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, tem como objetivo compreender sobre a responsabilidade da escola de se trabalhar a prevenção às drogas com os adolescentes e a importância do professor como intermediador de todo esse processo. Entendemos que a prevenção ao uso dessas substâncias seria o primeiro passo no enfrentamento deste problema, pois é considerada a maneira mais eficaz de se evitar ou reduzir o seu consumo, principalmente, quando se trata de adolescentes. Dessa forma, acreditamos que tal instituição pode desempenhar um importante papel em relação à problemática em torno do uso de drogas. Neste trabalho, conceituamos o que são drogas, apontamos as principais políticas vigentes em relação ao tema e buscamos compreender a importância da existência de Programas e/ou Políticas Públicas de enfrentamento ao uso de drogas dentro das instituições escolares, como por exemplo, a Política de Redução de Danos, que é um conjunto de medidas de saúde pública, com o objetivo de atenuar as consequências trazidas pelo uso/abuso de drogas. Desta maneira, podemos oferecer reflexões e apontar alguns caminhos que possam oferecer aos professores alternativas de trabalho nas escolas diante de problemas historicamente tão antigos, e tão atuais.

Redução de danos; escola; adolescentes

Texto completo: PDF