Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS IDEÁRIOS DA DOUTRINA CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (1936-1945)
Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O século XIX representa o momento em que a Europa consolida os sistemas nacionais de educação: a pedagogia sofre um processo de “cientificização”, influenciada pelos métodos das “ciências naturais”, assim como das novas ciências do homem; a preponderância da formação de professores, principalmente aqueles atuantes na educação pública; e, finalmente, os primórdios de “profissionalização” do magistério. Nota-se a demanda formativa do magistério, explicitada pela criação de Escolas Normais. Simultaneamente, há a elaboração de obras pedagógicas para o suporte conteudista e didático e a gênese do processo de formulação, produção e distribuição de manuais escolares enquanto materiais pedagógicos na formação de professores. A presente investigação tem como objetivo geral compreender as particularidades doutrinais e contextuais de manuais de História da Educação elaborados por autores católicos como as Madres Francisca Peeters e Maria Augusta de Cooman (Pequena História da Educação), Theobaldo Miranda Santos (Noções de História da Educação) e Ruy de Ayres Bello (Pequena História da Educação), assim como sua repercussão na formação de professores no Brasil, a partir dos anos 1930 e 1940. A fundamentação teórica do presente trabalho encontra-se voltada para a história das disciplinas escolares. No âmbito da história da educação, sinaliza-se atualmente uma tendência em compreender a trajetória, estabelecimento, fortalecimento e prerrogativas legais em torno das mais diversas disciplinas escolares. Neste sentido, os princípios teóricos aperfeiçoados em torno da obra de André Chervel (1990) servirão de base conceitual e epistemológica para a investigação. Os procedimentos metodológicos estão voltados para a pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista o levantamento de trabalhos acadêmicos reservados para a abordagem das estratégias de ensino da disciplina História da Educação na formação de professores. Dentre estas estratégias, optamos especificamente pela utilização dos manuais escolares de História da Educação escritos e publicados por autores católicos (Madres Peeters e Cooman – 1.ª edição: 1936; Theobaldo Miranda Santos – 1.ª edição: 1945; Ruy de Ayres Bello – 1.ª edição: 1945), no Brasil. A investigação aqui comentada ocorreu por meio da análise bibliográfica de textos de autores como Gatti Jr. (2009), Bastos (2006), Guereña, Ossembach, Pozo (2005), Choppin (2002) e Ossembach e Rodríguez (2001). Logo, o manual das Madres Peeters e Cooman reafirma a importância da Igreja Católica Apostólica Romana como importante instituição no processo de institucionalização escolar da educação. Confirma o compromisso com os valores da “Pedagogia Perene” frente aos desafios do mundo moderno e contemporâneo e revela o perfil ideal do mestre conforme a perspectiva católica: o professor deve possuir conhecimentos técnicos que proporcione um ensino eficiente, bem como formação moral de base sólida. Já o manual Noções de História da Educação de Theobaldo Miranda Santos constitui uma das iniciativas editoriais componentes de um projeto mais amplo de divulgação católica dos saberes técnicos e da doutrina moral católica, considerando os professores importante público para a consecução dos objetivos educacionais conforme os preceitos eclesiásticos estabelecidos. O autor Ruy de Ayres Bello (1904-1997), por meio da circulação de obra Pequena História da Educação, defendeu o escopo de instrumentalizar e divulgar os pressupostos católicos, por meio da educação escolar.

Palavras-chave

História da Educação; manuais escolares; Madres Peeters e Cooman; Theobaldo Miranda Santos; Ruy de Ayres Bello.

Texto completo: PDF