Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS EM RELAÇÃO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO-PR
Tassia Lima de Camargo, André Paulo Castanha

Última alteração: 2016-07-04

Resumo


No presente texto, resultado do estudo feito durante o mestrado, cujo objetivo foi investigar em que medida a concepção da Pedagogia Histórico-Critica (PHC), de base marxista, estava sendo colocada em prática nas instituições educativas de Francisco Beltrão-PR, visto que por orientações das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas estão fundamentados por essa teoria. Para dar conta do objetivo fizemos um resgaste histórico da Educação Municipal, fazendo uma análise das concepções pedagógicas que orientaram as escolas entre os anos 1990 e 2014, afim de verificar em que medida elas se aproximaram ou se distanciariam da Pedagogia Histórico-Critica. Para tanto, nos utilizamos do método materialista histórico dialético para compreender as medições e determinações dessa pedagogia em esfera estadual e municipal, nos utilizamos, portanto, de estudos bibliográficos e documentais, realizando análises das propostas pedagógicas e curriculares, além de entrevistas com docentes e gestores que atuaram/atuam durante esse período. Observamos que dos anos 1990 a 2014, a Pedagogia Histórico-Critica em âmbito municipal sofreu descontinuidades motivados por interesses e determinações politicas Estaduais e Nacionais de acordo com o contexto histórico de cada época, de forma que a PHC, começou a ser discutida no município nos anos 1990, com a adoção do Currículo Básico no Estado do Paraná. Em 1998, o município construiu a sua primeira proposta própria fundamentada na teoria de Paulo Freire, em 2001 motivado pelas políticas neoliberais dos governos estaduais e nacionais, foram criadas propostas fundamentadas nos PCN’s e na teoria construtivista com projetos voltados para a Pedagogia empreendedora. No ano de 2007, numa tentativa de acompanhar a política educacional estadual, o município passou a fundamentar seus documentos pela Pedagogia Histórico-Critica. Ficou evidente que ter o documento fundamento pela PHC, embora isso represente um avanço, não é suficiente para que uma pedagogia revolucionária e transformadora, de fato, se efetive, pois é preciso agir a partir de situações concretas conscientes e coletivas.

 

 



Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Critica; Educação, Emancipação; Francisco Beltrão-PR.

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