Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O Acervo Histórico do Livro escolar e a Pesquisa em História da Educação
Azilde Lina Andreotti

Última alteração: 2016-07-01

Resumo

Este texto trata de um acervo de fontes de pesquisa para a História da Educação, o Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE, disponibilizado em 2008, com cinco mil títulos, desde o século XIX até os anos de 1970. A organização desse acervo deu novo significado a livros que seriam descartados e  assim, o texto tem como objetivo central  atentar  para a preservação de fontes de pesquisa.  Por outro lado, apresenta as pesquisas efetuadas no acervo entre 2008 e 2015 com a finalidade de chamar a atenção sobre a raridade desse material, as possibilidades de abordagem e seu alcance enquanto instrumento da cultura e de práticas educativas, atentando para o uso da fonte de pesquisa a partir de um quadro explicativo e de um referencial teórico. O texto aborda também a memória escolar, por meio de relatos e que está representada no acervo principalmente pela busca de Cartilhas e de livros de Primeiras Leituras.

fontes de pesquisa; livros escolares; memória escolar

Texto completo: PDF