Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O LYCEU PARAHYBANO EM VIAS DE REESTRUTURAÇÃO INTERVENÇÕES DO GOVERNO CASTRO PINTO (1912 – 1914)
Itacyara Miranda

Última alteração: 2016-06-21

Resumo

Este trabalho ocupa-se em discutir o Lyceu Parahybano em meio ao processo de reestruturação institucional ocorrido nos primeiros anos da República. Durante a transição da década de 1880 para a de 1900 o instituto esteve lutando para não encerrar suas aulas, seus (ex)alunos uma vez formados e ocupando cargos de prestígio dentro da sociedade passaram a intervir nos rumos da Instituição, ora propondo nova legislação, aprovando orçamentos, ou contribuindo com a formação da juventude paraibana, uma vez que houve por parte desses sujeitos instrucionais o movimento de regressar àquele ambiente escolar na condição de professores. Castro Pinto pode ser tomado como exemplo do que vemos falando, (ex)aluno atuou no Lyceu como professor de matemática e no período de 1812 a 1914 esteve à frente da presidência do Estado. Elegemos como justificativa do recorte temporal, justamente o seu período de atuação como gestor público da Paraíba, sendo 1912 ano em que foi promulgado o novo Regulamento do Lyceu Parahybano segundo Decreto nº 570 e 1914, ano em que a Instituição foi reinaugurada e comemorou os seus 78º anos de idade – nova, iluminada e cheia de vida – como se fez saber pelas folhas do jornal A União, órgão oficial do Estado. O objetivo ao estudar este período foi apreender como a Instituição conseguiu se reestruturar após o choque das transformações decorrentes do novo sistema político empregado no país. Para realçar o debate proposto para o artigo estabelecemos um diálogo com: Justino de Magalhães (2004), em que pese o sentido atribuído a instituição escolar/educativa, levando em consideração que suas identidades se desenvolvem com base no contexto em que estão inseridas; e Roger Chartier (2002), quando tratamos da ideia das representações do Lyceu Parahybano junto à sociedade. Da historiografia, Menezes (1982) e Ferronato (2012), por tratarem especificamente da história do Lyceu Parahybano em suas diversas fases. Em relação às fontes temos as mensagens encaminhadas a Assembleia Legislativa do Estado (Imprensa Oficial – Arquivo Hemeroteca Nacional); os jornais A União e Jornal da Parahyba (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHGP); o Regulamento do Lyceu de 1912 (Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte – FUNESC); e o conjunto de Leis e Regulamentos da Paraíba Imperial (INEP, 2004). O texto segue amparado na perspectiva da Nova História Cultural, um dos campos mais vigorosos dentro da elaboração dos estudos históricos, com novas fontes e novos objetos. O trabalho ainda em estágio de desenvolvimento resulta das pesquisas no nível do doutorado junto à linha de História da Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba.

Instituição; Lyceu Parahybano; Castro Pinto

Texto completo: PDF