Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA PARA A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO HUMANA
THIAGO XAVIER DE ABREU

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar contribuições e limites de uma aproximação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Crítica para o campo das ideias pedagógicas. Para tanto, partiremos da problematização da cultura promovida pela Teoria Crítica, bem como de sua manifestação nos produtos culturais, culminando no problema da formação. Feito isso, aproximaremos estes pressupostos a algumas teses centrais da Pedagogia Histórico-Crítica. Concluímos demonstrando pontos em comum entre essas duas correntes teóricas, os quais, acreditamos, devem balizar qualquer tentativa de aproximação. Contudo, também fica clara a necessidade do aprofundamento nestes temas, os quais tendem a ser problemáticos e expõem limites. Deste modo, formulamos também três hipóteses que sintetizam esses limites e encerram contradições essenciais da relação entre as teorias. Esperamos que este trabalho auxilie tanto no desenvolvimento dos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, principalmente no que responde ao campo das relações entre a arte e a formação humana, quanto para os pesquisadores que se fundamentam na Teoria Crítica para a discussão da educação, visto que abre-se aqui um campo de diálogo com novos pressupostos.


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; Teoria Crítica; Fetichismo; Formação Humana

Texto completo: PDF