Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA: UMA OUTRA ANÁLISE SOBRE SUA CRIAÇÃO (1935-1937)
Mariana Marques Teixeira

Última alteração: 2016-06-20

Resumo


Esta comunicação tem por intuito divulgar as primeiras constatações de uma análise, que está em andamento por meio da realização de um doutoramento em História da Educação no programa de pós-graduação em Educação da Universidade da Paraíba, e versa sobre a contexto da formação de professores, da criação do Instituto de Educação da Paraíba e sua configuração nos seus primeiros anos de funcionamento no período de 1935 a 1937. Neste sentido, tomou-se como objeto de estudo o principal aparelho educativo para formação docente no Estado à época: o Instituto de Educação da Paraíba (IEP). O referencial teórico-metodológico balizou-se numa perspectiva exploratória qualitativa através da qual teve-se como principais interlocutores Savianni (2007) quando se tratou da categoria de Instituições Escolares e Magalhães (2004) quando do uso de sua sistematização para compreensão das fases pelas quais passa uma instituição escolar. Nosso recorte temporal centrou-se no período entre 1935 – ano em que a legislação educacional do Estado criou o Instituto de Educação da Paraíba - até o de 1937 – ano no qual o país passou por uma grande mudança política dando início ao estado de exceção do Estado Novo. Para realizar a discussão tomou-se como fontes principais a documentação oficial legislativa (leis e decretos-leis) encontrada em arquivos públicos e particulares do Estado e as notícias encontradas no jornal A União referentes ao Instituto. Além disso, muito deve essa análise à interlocução realizada com valiosa bibliografia referente a temática em questão. Dessa maneira, diante do que temos estudando em nossas análises, em nossos resultados parciais concluímos que entre a criação e os primeiros anos de consolidação do IEP houveram particularidades que fizeram o instituto paraibano ir tomando sua forma peculiar ao mesmo tempo em que apresentava, em certa medida, como a referência para orientar, fiscalizar e, de certa forma, uniformizar o Ensino Normal na Paraíba.


Palavras-chave


Instituição Escolar; Institutos de Educação; Formação de Professores

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