Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ZALINA ROLIM: A EDUCADORA DO JARDIM DA INFÂNCIA PÚBLICO ANEXO À ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS
Fernanda Nunes Dos Santos

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

A história do século XIX revela muitas faces da educação brasileira. No que concerne à educação paulista, é possível encontrar na sociedade lutas e resistências em relação à educação feminina. Paralelo a essas lutas e resistências é possível localizar nomes de mulheres que mudaram a história. Zalina Rolim foi uma mulher notável e em seu tempo adentrou espaços que pertenciam ao masculino, como a poesia e a educação. Escreveu poesias e mesmo sem formação para o magistério foi requisitada para fazer parte do grupo que deveria organizar o primeiro Jardim da Infância público do Estado de São Paulo. Zalina traduziu obras do pedagogo Fröebel, e musicalizou os cantos, hinos e marchas traduzidas para uso no Jardim da Infância, sem que os mesmos parecessem chochos ou inglesados, como descrito por Horace Lane. Também foi indicada para o cargo de inspetora do mesmo Jardim da Infância e para o cargo de professora de linguagem. A poetisa ajudou a construir a história da educação paulista, e seu nome tem sido lembrado quando se fala sobre o primeiro Jardim da Infância. O estudo das obras literárias e pedagógicas de Zalina Rolim tem como referencial teórico-metodológico a História Cultural como proposto por Chartier (1998) no estudo da produção, adoção e circulação do objeto cultural. Os trabalhos de Sirinelli (2003) auxiliam na compreensão da necessidade de localizar uma rede de sociabilidade ao estudar um intelectual. Por fim, os estudos de Bourdieu (2011) auxiliam na percepção do campo intelectual. O período histórico em que Zalina Rolim atua dentro da educação paulista situa-se entre 1893 e 1900, porém, além do tempo em que atua junto ao Jardim da Infância anexo à Escola normal da Praça, é preciso ampliar o período de estudo para obter uma melhor compreensão do que ocorria na sociedade e na educação paulista, principalmente no que diz respeito às questões de gênero. Dessa forma, narrar a vida profissional de uma educadora e poetisa do século XIX, terá mais sentido se houver uma completa compreensão do que era ser mulher letrada nesse século. Como fontes principais existem duas obras que direcionam a pesquisa para uma melhor compreensão da vida de Zalina Rolim; Dantas (1983) e Piza (2008), ambas são fontes biográficas. As fontes históricas se concentram nos trabalhos de Costa (2010) e Freyre (2008). A historiografia da educação contêm os estudos de Bernardes (1988), Haidar (1972), e Rodrigues (1962). A pesquisa encontra-se em fase de estruturação, no entanto os resultados ainda estão sendo definidos.

Palavras-chave

Zalina Rolim; História da Educação; Poesia Infantil; Jardim da Infância; São Paulo

Texto completo: PDF