Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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ENSINO MÉDIO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ENTRE CONCEPÇÕES E FASES: UMA CONSTRUÇÃO AINDA EM ANDAMENTO
Marli Aparecida PAULA, Michele Cristine da Cruz COSTA

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


O ensaio pretende esboçar historicamente as principais mudanças vivenciadas pelo ensino médio em termos legais, dando ênfase nas análises das duas últimas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, objetiva explicitar como elas respondem às inquietações históricas sobre esse nível de ensino, os avanços e os impasses presentes nesses documentos. Pretende abordar a discussão sobre o Ensino Médio buscando entender como ele foi sendo produzido historicamente, alerta-nos sobre a necessidade de investimento concreto em políticas educacionais específicas para tentar minimizar e romper com a diferença entre a formação para a elite e a classe trabalhadora. Para tanto, no primeiro momento pretendemos explicitar que o ensino médio no Brasil nasce como uma proposta de ensino para poucos fazendo com que nesse nível persistam problemas de acesso e da permanência, seja pela qualidade da educação oferecida ou pela dificuldade de se construir uma identidade. Já no segundo momento, centraremos nossos esforços para compreender as concepções presentes na proposta de Ensino Médio Inovador e nas DCNEM de 2011. Por fim, problematizaremos o projeto de universalização do ensino médio presente nos documentos atuais, sinalizando que a possibilidade de mudanças só ultrapassará o aspecto formal se houver mobilização social por mais investimentos em políticas públicas e educacionais para que possa superar quaisquer resquícios de dualidade e fragmentação de ensino. Toda discussão apresentada nesse estudo apoiou-se numa revisão bibliográfica sobre a temática no intuito de entender o projeto de sociedade que respaldou a construção dos documentos legais, assim como, suas possiblidades de avanços diante aos discursos neles proclamados.

Palavras-chave


Ensino Médio; Políticas Públicas; Identidade; Concepção de Educação.

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