Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ASSIMILAÇÃO DAS PEDAGOGIAS DO “APRENDER A APRENDER”
Eliane de Araújo Teixeira, Marilsa Miranda de Souza, Maria Goretti Cordeiro da Costa, Rosely Petry Sarmento

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


Este artigo analisa a Politica de Formação de Professores no Brasil, a partir das estratégias de formação continuada de professores do município de Ariquemes, Estado de Rondônia. Para alcançar tal intento, trataram-se analiticamente as orientações políticas dos Programas das Agências Mundiais de Financiamento da Educação dos países em desenvolvimento, os princípios pedagógicos dos Programas PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação, TSLP – Tecendo Saberes da Língua Portuguesa e ADN – Além dos Números Programas, enquanto Cursos de Formação Continuada, associando-os às percepções dos professores participantes desses Cursos. Com base no acervo analítico da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, chegou-se a conclusão de que os Cursos de Formação Continuada são uma estratégia de assimilação das Pedagogias do “Aprender a Aprender” e, por conseguinte, das concepções neoliberais propugnadas por aquelas Agências Mundiais.


Palavras-chave


Formação de professores; Pedagogias do “aprender a aprender”; Pedagogia histórico-critica; Psicologia histórico-cultural.

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