Última alteração: 2016-06-15
Resumo
Resultado de um trabalho realizado na disciplina de Epistemologia da Educação II, em nível de doutorado, o presente texto tem por objetivo a análise do presentismo, atualmente muito utilizado nas pesquisas em História da Educação, sendo considerado um assunto bastante pertinente, pois estudos apontam que no final dos anos 1980 e década de 1990 a historiografia na área produzida perdeu a visão de totalidade, instaurando-se em seu lugar uma visão fragmentária do mundo. Buscando evidenciar a origem e os fundamentos da teoria em questão, a fim de compreendermos as razões pelas quais o presentismo configura-se como necessidade atual, utilizamos da produção de Schaff (1987), caracterizando-se assim como uma análise bibliográfica da obra, bem como a exposição oral e, posteriormente transcrita, do professor Dr. Amarilio Ferreira Junior (2015), o qual colabora para a compreensão da perspectiva teórica aqui tomada para análise de forma histórico-dialética. Consideramos que os estudos sobre a epistemologia presentista são ainda limitados, mas a perspectiva em si é amplamente utilizada nas pesquisas em ciências sociais, tendo seu terreno mais frutífero nos estudos históricos. Na ânsia de se compreender como ser social e historicamente situado em um determinado contexto, o homem busca diferentes perspectivas para estabelecer a verdade e o conhecimento científico.