Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA SEGUNDA CONJUNTURA DO NEOLIBERALISMO DE TERCEIRA VIA NO BRASIL (2007-2014)
Melânia Mendonça Rodrigues

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


Resultante do estudo da política de formação de professores para a educação básica, implementada na segunda conjuntura do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (2007-2014), o texto apresenta as sínteses acerca das objetivações e tensões centrais do sistema hierarquizado e diversificado de formação de professores para a educação básica.  Como procedimentos teórico-metodológicos, o estudo abrangeu: a revisão da literatura referente à política de formação para o trabalho simples e de formação de professores da educação básica na primeira década do século XXI, assim como a análise de documentos originários do governo federal relativos às políticas de formação de professores da educação básica. Em uma breve síntese, constata a vigência de um sistema hierarquizado e diversificado de formação, claramente explicitado, no texto, quando tratamos da EaD, modalidade profundamente privatizada, deslocando a formação dos professores para o âmbito da lógica mercantil, com graves rebatimentos na formação ético-política dos docentes.


Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Básica; Política Educacional.

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