Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
PROPOSTAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO EM FERNANDO DE AZEVEDO (1927-1931)
Silvia Helena Andrade Brito, Maria Angélica Cardoso, Rosely Gonçalves Oliveira

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

Com base nas reflexões elaboradas por Fernando de Azevedo (1894-1974) sobre o que marcaria o trabalho didático para os reformadores, o presente trabalho tem como objeto a reflexão sobre alguns elementos da organização do trabalho didático em Fernando de Azevedo. Para tal, alguns aspectos da organização do trabalho didático serão destacados: 1) a relação educativa; 2) os elementos de mediação que se fazem necessários para que tal relação se estabeleça (o texto escolar e outros recursos didáticos, como os planos e programas, as bibliotecas, o cinema, o rádio etc); 3) e, por último, as edificações escolares. Nesse sentido, os objetivos desse trabalho são: a) apresentar a proposta de Fernando de Azevedo, considerada a partir de sua visão sobre os três elementos do trabalho didático anteriormente destacados; b) problematizar as propostas azevedianas, tendo como parâmetro as condições em que se realiza o trabalho didático, na sociedade capitalista. Para atingir esses objetivos, foram utilizadas como fontes primárias três obras de Fernando de Azevedo, retratando sua ação e pensamento educacional, entre 1927 e 1971: o texto Novos caminhos e novos fins: a nova política de educação no Brasil – subsídios para uma história de quatro anos, publicada originalmente em 1932, onde Azevedo comenta sua passagem pela Diretoria-Geral da Instrução Pública do Distrito Federal, entre 1927 e 1930; A educação e seus problemas (2 volumes, 1937, primeira edição) e História de minha vida, de 1971, relato biográfico da trajetória de Fernando de Azevedo. Além disso, foram compiladas fontes secundárias, necessárias ao enriquecimento das reflexões aqui apresentadas. Em termos de organização, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira parte são discutidas as categorias que presidirão as análises sobre as propostas azevedianas, a saber, trabalho didático e organização do trabalho didático. O segundo momento deste texto versa sobre os três elementos da organização do trabalho didático que serão analisados: a) a relação educativa; b) os elementos de mediação, particularmente o principal instrumento de trabalho do professor – os textos escolares – bem como as bibliotecas, o rádio, entre outros. c) e as edificações escolares. À guisa de conclusão, enfatize-se que, apesar da crítica de Fernando de Azevedo à organização do trabalho didático na chamada escola tradicional, e a proposta renovadora voltada para transformar esta organização, o viés liberal de sua análise estabelece os limites de suas propostas, que não chegam ao âmago do problema, ou seja, que é incapaz de desvelar o caráter orgânico do trabalho didático em relação ao capitalismo, enquanto forma de organização da vida social.

Organização do trabalho didático; Fernando de Azevedo; escola moderna.

Texto completo: PDF