Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS QUE RESIDEM NO CAMPO.
Mariany Cristina Fardin Preto, Maria Cristina dos Santos Bezerra

Última alteração: 2016-05-20

Resumo


Este artigo originou-se do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, concluída em 2014 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo foi realizado no ano de 2014 e teve como propósito fazer um levantamento para compreender quais as atuais condições de atendimento da educação infantil para as crianças residentes no campo em um município na região de Araraquara, interior de São Paulo. Para a realização da pesquisa  pretendeu-se compreender o objeto de estudo de forma completa, buscado perceber os mais variados processos envolvidos  na forma de oferecimento da Educação Infantil para as crianças que residem no campo, tendo como referencial o materialismo histórico dialético de Karl Marx. No que concerne ao desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas coletas de dados na Secretaria Municipal de Educação do município de São Carlos-SP  e entrevistas com  gestores das escolas que atendiam crianças público alvo da Educação Infantil  que residiam na zona rural. Com base nas explanações de Áries que contribui  para o pensar na história da criança e com autores que nos ajudam a pensar a importância da educação infantil do campo como  Silva (2012), Lima (2012) e Barbosa, Gehlen, e Fernandes (2012)  iniciaremos o trabalho com uma breve discussão acerca da importância da educação infantil e de uma educação infantil específica para as crianças que moram na zona rural, com o objetivo de que o leitor compreenda a importância de se pensar em políticas públicas para essa parcela da população.  Posteriormente serão apresentados os resultados encontrados na pesquisa, na qual identificou que as crianças passam bastante tempo dentro do transporte devido a distância entre suas residências e as escolas que não tem um planejamento para atender os estudantes da zona rural, pensando no horário que chegam à escola e aguardam o início das aulas, ou o tempo que aguardam o ônibus para retornar às suas residências. Com a conclusão do trabalho  pode-se dizer que não foram empreendidas políticas públicas por parte do município que garantam o bom atendimento a essas crianças, que assegurem o seu bem-estar, a segurança, o acesso à educação básica.


Palavras-chave


Educação do Campo; Educação Infantil no Campo; Atendimento Escolar

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