Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
TRABALHO, EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS ÉTNICAS NO PARANÁ
Vera Lucia Martiniak

Última alteração: 2016-05-30

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de pesquisa que buscou compreender as relações entre trabalho, educação e a institucionalização das escolas étnicas no Paraná, a sua forma de organização nas colônias e como se articulavam ao processo histórico do país no período imperial. A questão norteadora desta pesquisa centrou-se na seguinte problemática: como as transformações nas relações de produção impactaram a criação de escolas para atendimento das crianças filhas de imigrantes na região dos Campos Gerais, PR. O período delimitado para esta pesquisa abordou o contexto paranaense entre os anos de 1853 a 1889 na qual analisou os fatores econômicos e políticos que influenciaram diretamente o ensino público. Para tanto, procedeu-se a análise a partir da compreensão das políticas de incentivo à imigração europeia e os determinantes econômicos, políticos e sociais que desencadearam o processo imigratório e o movimento de colonização no Paraná, com ocupação dos espaços vazios propícios ao desenvolvimento da agricultura, do comércio e da indústria e consequente substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado. Assim, houve o incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infra‐estrutura. Neste contexto histórico procura-se compreender a importância da atuação e a influência das escolas étnicas para a organização educacional no Paraná, até a sua extinção com a política de nacionalização que provocou mudanças na organização didática e pedagógica destas instituições. O eixo teórico-metodológico é expresso pelo materialismo histórico-dialético que permite reconstruir uma história totalitária, analisando os determinantes econômicos, políticos e sociais. Para compreender a institucionalização das escolas étnicas na região dos Campos Gerais, PR, partiu-se da análise dessa conjuntura, bem como o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias, selecionadas em instituições públicas, museus e acervos particulares. A partir da análise empreendida foi possível destacar, por meio das fontes primárias, que a instrução pública na Província era precária e não possuía recursos necessários para o funcionamento das escolas. A análise empreendida nos relatórios de governo demonstrou a necessidade e o interesse para a difusão da instrução pública no Paraná. Entretanto, a disseminação e a organização do ensino não obteve êxito, pois esbarrou na falta de investimentos e recursos financeiros necessários para ampliação do atendimento escolar.

trabalho; educação; imigração

Texto completo: PDF