Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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Os jesuítas e a pedagogia brasílica: forma de lidar com a realidade das matas nas terras da América Portuguesa
Jéssica Cristine de Melo

Última alteração: 2016-06-09

Resumo


O objetivo do presente trabalho é o estudo da pedagogia dos jesuítas: Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, e o modo como a usaram para converter os índios para o cristianismo. Os jesuítas vieram não somente a fim de conversão à Fé católica, mas com o intuito de “civilizar” os gentios. Sabe-se que colonização, catequese e educação são elementos que se entrelaçam no período colonial brasileiro. Esse entrelaçamento aconteceu em um palco real, concreto, que foi a América Portuguesa do século XVI, arena em que os jesuítas enfrentaram a realidade e a cultura das matas, das selvas, de habitantes com cultura mais que milenar. Eles tiveram então, de se adaptarem a realidade das matas brasílicas, e de acordo com esta realidade encarar a missão. A metodologia utilizada para a pesquisa foram análises de algumas cartas jesuíticas, sobretudo as de Manuel da Nóbrega e de José de Anchieta, que tratam do assunto pedagogia, em que foi possível verificar a singularidade específica no modo de inculcar nos homens do Novo Mundo a religião e a moral cristã, que comprovam a tese formulada por Saviani da criação de uma pedagogia inventada por Nóbrega e por Anchieta, apropriada para os índios das matas da América Portuguesa: a pedagogia brasílica. Pode-se concluir com análises feitas dos documentos, que Nóbrega e Anchieta lançaram mão de recursos dos mais variados, dentre eles: confissões por meio de intérpretes, conservação de aspectos importantes da cultura nativa que não contrariavam a religião e fé católica, como a sua dança, os seus cantos, o uso de instrumentos e, sobretudo, a língua; criação de orações, sermões e catecismos na língua tupi, peças de teatro para ensinar conteúdos cristãos. Essa pedagogia utilizada por estes dois jesuítas foi inclusive contestada por autoridades religiosas da Igreja e da própria Companhia de Jesus. Mas o que importava para eles era uma conversão dos índios para ad maiorem Dei gloriam.


Palavras-chave


jesuítas, pedagogia brasílica, século XVI

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